20.9 C
Ijuí
quarta-feira, julho 24, 2024

O que são posbióticos?

Muitos de nós conhecemos os probióticos, como certos iogurtes e alimentos fermentados, repletos de bactérias “boas” que podem ajudar a manter o intestino saudável. Talvez você tenha até ouvido falar em prebióticos, que são alimentos ricos em carboidratos complexos (fibras alimentares) que ajudam a aumentar as bactérias boas no intestino delgado. Alimentos prebióticos populares incluem aveias, nozes e legumes.

Mas e os posbióticos? eles são essencialmente os subprodutos da nossa microbiota intestinal. Em outras palavras, o nosso corpo produz posbióticos após a digestão dos alimentos prebióticos e probióticos.

Exemplos de posbióticos incluem os ácidos graxos de cadeia curta ácido butírico (ou butirato), ácido acético (ou acetato) e ácido propiônico (ou propionato).

Essas moléculas são produzidas quando bactérias probióticas boas decompõem as fibras alimentares de alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais. Essas moléculas posbióticas são importantes para a microbiota intestinal. Bactérias probióticas saudáveis desenvolvem-se com base nesses ácidos graxos de cadeia curta no nosso intestino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS