8.4 C
Ijuí
terça-feira, junho 25, 2024

Leite é diplomado para segundo mandato

O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), o vice Gabriel Souza (MDB), o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) e os deputados federais e estaduais eleitos pelo Estado foram diplomados na noite de ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A cerimônia realizada no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, encerra de forma oficial o período eleitoral em 2022.

Antes de os candidatos eleitos subirem ao palco para receber o diploma, o presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch, fez uma defesa enfática da atuação da Justiça Eleitoral durante o pleito e do próprio sistema eleitoral.

Em discurso de quase 40 minutos, o magistrado avaliou que “a estabilidade democrática deu mostras inequívocas de sua força” no Brasil e, ao ressaltar a lisura da votação por meio das urnas eletrônicas, foi aplaudido pela maioria dos candidatos eleitos e convidados, à exceção de deputados aliados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como Maurício Marcon (Podemos) e Marcel van Hattem (Novo).

Em clima de confraternização e cordialidade até mesmo entre adversários políticos, lado a lado na plateia, deputados estaduais eleitos foram os primeiros a receber o diploma das mãos das autoridades. Um dos poucos momentos de animosidade aconteceu quando a deputada Luciana Genro (PSOL) recebeu o diploma e virou-se para o público segurando um cartaz com a frase “Golpistas não passarão”. A reação foi um misto de gritos de apoio e vaias.

Em seguida, receberam os diplomas os deputados federais, os suplentes de senador, Coronel Andreuzza (Republicanos) e Liziane Bayer (Republicanos), e o senador eleito Hamilton Mourão. Por último, o vice eleito Gabriel Souza, e o governador reeleito Eduardo Leite.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS