20.5 C
Ijuí
sábado, fevereiro 4, 2023

Superintendente da PRF do Estado é dispensado

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu ontem uma grande mudança no comando da Polícia Federal nos Estados, trocando 18 superintendentes regionais. Também foram dispensados 26 superintendentes da Polícia Rodoviária Federal. Apenas no Piauí a chefia foi mantida.

Na PRF do Rio Grande do Sul, deixa o cargo o inspetor Robson de Oliveira Souza. Antes de assumir a função, em 14 de junho do ano passado, Souza era chefe da 1ª delegacia de Porto Alegre. Até que um novo nome seja designado, o superintendente executivo André de Figueiredo D’Ávila comandará a corporação no Estado.

Além de Souza, um dos dispensados é Virgílio de Paula Tourinho, da unidade da Bahia. Ele chegou a ser intimado pela Justiça Eleitoral, durante o segundo turno das eleições, por causa das operações que dificultaram o voto de eleitores no estado, que é um reduto petista. As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quarta-feira. As portarias são assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Na Polícia Federal, um dos nomeados na PF é o delegado Leandro Almada, que vai assumir a superintendência regional no Rio de Janeiro. Ele foi escolhido pelo novo diretor-geral, Andrei Rodrigues.

Almada está na PF desde 2008, tem experiência em investigações e em cargos de chefia e, recentemente, foi o responsável pelo inquérito sobre a tentativa de obstrução da apuração da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Almada vai assumir o Rio de Janeiro, que no governo de Jair Bolsonaro (PL) esteve no centro das suspeitas de interferência denunciadas pelo ex-juiz Sergio Moro. A investigação conduzida por ele no caso da tentativa de obstrução sobre a morte de Marielle concluiu que o policial militar Rodrigo Ferreira, conhecido como Ferreirinha, e a advogada Camila Nogueira eram parte de uma organização criminosa que tentou atrapalhar as apurações. Antes do Rio, o delegado foi superintendente no Amazonas e na Bahia.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias