20.5 C
Ijuí
sábado, fevereiro 4, 2023

Expectativas e perspectivas para 2023

Mais políticas de fomento
“Para o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) o ano de 2022 pode ser visto como um período de retomada das atividades presenciais, depois de dois anos praticamente fechado ao público e se reinventando para estar presente na comunidade. As escolas, por exemplo, voltaram a visitar o Madp de forma tímida, ainda com dúvidas e receios. Desta forma, espera-se que em 2023 essa retomada se consolide, fazendo com que as pessoas de fato voltem a circular nos espaços culturais, de maneira mais segura e efetiva.

Em um nível macro as perspectivas são favoráveis com a volta do Ministério da Cultura, o que possibilitará um olhar mais direcionado para a área cultural. Tanto em nível federal como estadual espera-se mais políticas de fomento através de editais, por exemplo.

Aqui no Município terminamos o ano de 2022 com a conclusão do Plano Municipal da Cultura para os próximos 10 anos, que agora está na Câmara de Vereadores, e que, após aprovado, proporcionará um melhor direcionamento das políticas culturais para Ijuí.

Enquanto Museu também espera-se que possamos continuar contando com o apoio do poder público municipal e da comunidade como um todo para cumprir com o papel de preservar a memória local e regional. O Museu precisa sim de apoio financeiro por meio de doações, para continuar vivo.”

Cláudia Gesing Bohrer, diretora do Madp

Novos espaços para a promoção das artes

“A Associação de Artistas Visuais de Ijuí – AAVI, com um pouco mais de um ano de fundação, reúne 38 artistas das mais diversas áreas – pintura, escultura, porcelana, design, desenho, fotografia, vídeo, arquitetura e produção cinematográfica, e tem promovido inúmeras ações no sentido de incentivar e desenvolver as artes visuais junto aos associados e perante a nossa comunidade.

Para 2023, temos programado várias exposições, individuais e coletivas, e que já fazem parte do calendário de eventos da Associação, tais como: no espaço junto ao Museu Diretor Pestana, denominada “Arte & Poesia”; no Sesc, com exposições mensais; na Expofest, denominada “Arte na União das Nações”, e no Clube Ijuí, “Natal com Arte”, entre outras.

O Clube Ijuí inicia este ano as obras de revitalização com duração em torno de dois anos e meio. Enquanto durarem as obras vamos buscar outro local para sediar nossas ações. No interior do clube está projetado a execução de uma galeria de artes. Estamos muito felizes pelo clube estar empenhado em investir na cultura das artes.

Temos como metas deste ano iniciar conversações para reativação da Sala de Exposições Java Bonamigo. Isto se concretizando, teríamos dois espaços para sediar exposições e mostras de artes visuais permanentes. Será a concretização de um sonho. Já estão em curso oficinas de artes, ministrados por professores de artes da AAVI, no Clube Ijuí. Interessados em se iniciar no mundo das artes, ou se aperfeiçar, podem se inscrever pelo Whasapp (55)92200450, com a professora Edite.

Por fim, convidamos a todos apreciadores de artes que venham visitar nossas exposições, que serão divulgadas com antecedência. Feliz ano novo a todos.

Vilmar Viecili – presidente da Associação dos Artistas Visuais de Ijuí

Melhorias de infraestrutura e parceiras

“Primeiramente, esperamos que neste ano haja esperança, mais amor, paz e sabedoria para todos. Para o Gervi – Grêmio Esportivo e Recreativo dos Viajantes, temos muitos planos, a maioria direcionada à melhorias de sua infraestrutura para oferecer cada vez mais conforto e bem-estar para as milhares de pessoas que durante o ano prestigiam o clube em suas promoções. Pretendemos implementar melhorias internas, como por exemplo, vamos terminar de fechar com vidro acústico, vamos contar com um profissional para resolver a questão da sonorização do clube, iremos investir em uma câmera fria e em mesas. Na parte externa, planejamos colocar piso intertravado para melhorar o acesso e a permanência das pessoas naquela área. Na parte da programação social, incluindo a cultural, esperamos fazer parcerias, como foi no ano de 2022, com o Jornal da Manhã, que realizou eventos culturais, e colocando o clube à disposição também para outras entidades que precisam de ajuda na sociedade.”

Derli Manjabosco – presidente do Gervi

Expectativa pelo Plano Municipal de Cultura

“O ano de 2022 foi finalizado com um salto positivo no setor cultural, com a elaboração do Plano Municipal de Cultura que define as diretrizes para os próximos dez anos, e agora em 2023 precisamos concretizar com a aprovação na Câmara de Vereadores, para que a partir daí possamos trabalhar e contemplar todos os setores de cultura de Ijuí, indo além das etnias, beneficiando os movimentos culturais ligados às artes cênicas, visuais e musicais, entre outros. O nosso objetivo é auxiliar neste processo com ações a médio e longo prazo.

Queremos este ano divulgar ainda mais as riquezas culturais do Município, pois temos uma gama de manifestações culturais que temos como objetivo alcançar. Também pretendemos dar continuidade ao Cadastro Cultural.”

Ruth Patz Hein – Presidente do Conselho Municipal de Cultura

2023 será o ano marcado pela retomada!

“Os dois últimos anos foram de grandes e muitos desafios para o setor social/cultural. A pandemia de covid-19, no início de 2020, que inviabilizou, por longo tempo, os eventos presenciais nas áreas culturais e sociais, que davam sustento a muitos trabalhadores, finalmente voltou com algumas restrições no final do ano passado.

Passado este período difícil, há expectativa para 2023 é de retomada cultural com apresentações artísticas nas suas diferentes linguagens, propiciando a sociedade momentos de entretenimento, culturais e do convívio.

Artistas e espaços culturais, impactados pelas restrições, serão os grandes protagonistas desta retomada, até porque a sociedade está sedenta por eventos.

Seguiremos, estabelecendo estratégias, seja através de Leis de Incentivo ou parcerias, para que as pessoas tenham acesso as ações cultuais e sociais, fazendo com que todos sejam mais felizes.”

Ronaldo de Moura Soares – diretor Sesc Ijuí

*A notícia completa está na versão impressa da revista Stampa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias