19.6 C
Ijuí
domingo, fevereiro 5, 2023

AS PALAVRAS DO ANO

DICIONÁRIO OXFORD: GLOBIN MODE
“Metaverso”, “#IStandWith” e “Goblin Mode” foram os três termos selecionados para a votação online do tradicional Dicionário Oxford para a palavra do ano. Com maioria esmagadora dos votos (93%), “Goblin Mode” foi a vencedora. O termo, que em português pode ser algo como “modo duende”, traduz um comportamento ou estado de espírito desleixado, preguiçoso, autoindulgente, ganancioso e que não se importa com as expectativas sociais.

Na mitologia nórdica, um goblin é geralmente uma criatura esverdeada, parecida com os duendes, mas mais grotesca, selvagem e inclinada a pregar peças de mau gosto por puro prazer. Além disso, não costuma sair durante o dia e tende a viver em cavernas, pântanos e montanhas.

Segundo o dicionário, a eleição de “Goblin Mode” seria um reflexo às dificuldades impostas pelos tempos pandêmicos. O termo ganhou popularidade no começo do ano quando, de forma geral, os países começaram a flexibilizar as medidas de isolamento social. Conforme as restrições diminuíram e as pessoas voltaram a sair de casa e conviver socialmente, um comportamento chamou a atenção: a vontade predominante de alguns indivíduos de continuarem em casa, negando a ideia de “vida normal”.

A rejeição aos padrões estéticos e aos estilos de vida propagados pelas redes sociais também fazem parte da ideia do “Goblin Mode”.

MERRIAM-WEBSTER: GASLIGHTING
Popularizada em 2022, “Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário estadunidense Merriam-Webster, após um aumento de 1.740% nas buscas online. Não há uma tradução exata da palavra para o português, mas a sua origem já nos diz muito sobre o seu significado. “Gas Light” é o nome de uma peça de teatro inglesa de 1938, em que um marido deseja levar sua esposa à loucura para roubar seu dinheiro. Em 2022, o texto foi encenado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com tradução e direção de Jô Soares. Um dos métodos que o marido utiliza é alterar o sistema de alimentação das luzes da casa, que, na época em que a história se passa, é a gás, fazendo com que as lâmpadas fiquem fracas e errantes. Ao perceber o defeito, a esposa alerta o marido, mas este insiste em dizer que não há nada de errado com as lâmpadas, a fazendo duvidar de seus próprios sentidos. O suspense ganhou uma adaptação para os cinemas em 1940, e, no Brasil, o título ficou “À Meia-Luz” ( filme completo disponível no YouTube).

“Gaslighting”, assim, seria a forma verbal de “Gas Light”. Nas palavras do dicionário, é a prática de enganar e manipular alguém em prol da própria vantagem.

DICTIONARY.COM: MULHER
Uma palavra tão simples e corriqueira foi eleita pelo dicionário online Dictionary.com como a de 2022: “woman” – “mulher”. O critério da escolha foi um aumento de buscas de 1.400%, algo raro para uma palavra tão ordinária. Mas há uma razão por trás.

“Você poderia me dizer uma definição da palavra mulher?”, questionou a senadora Marsha Blackburn à juíza Ketanji Brown Jackson durante o seu juramento na Suprema Corte dos Estados Unidos, em março de 2022. A juíza respondeu: “Não consigo. Não nesse contexto, não sou bióloga.” O questionamento da senadora foi o principal responsável pelo pico de buscas pela definição da palavra, mas não se resume a isso.

No ano de 2022 o significado de ser mulher foi colocado em destaque. Em setembro, a morte da Rainha Elizabeth II relembrou ao mundo que a mais longeva monarca da história foi uma mulher. No mesmo mês, a jovem Jina Mahsa Amini, de 22 anos, se tornou o rosto dos protestos populares no Irã após ela ter sido detida por estar vestindo um “traje não islâmico” – ela acabou sendo torturada e morta pela polícia da moralidade iraniana.

Segundo o dicionário, 2022 será lembrado em partes “por seu impacto nas mulheres e pelo impacto das mulheres em um mundo em transformação”.

*A notícia completa está na versão impressa da revista Stampa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias