20.5 C
Ijuí
sexta-feira, fevereiro 3, 2023

Prefeito anuncia projeto de isenções para atrair indústrias

A Administração municipal desenvolve ações para atração de investimentos, visando a geração de emprego em Ijuí. Em entrevista ao JM, o prefeito Andrei Cossetin (PP) anunciou que está sendo desenvolvido um projeto para isenção de taxas para indústrias que se instalarem no município. Cossetin conta que o projeto está sendo elaborado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Schirmann.

“Nossa ideia é que todas as empresas que se instalarem em Ijuí terão isenções das taxas municipais, valorizando desta forma este setor. Para se ter uma ideia, de 2020 a 2021, o valor agregado do setor industrial de Ijuí cresceu de 17% para 24%. São números importantes, pois o emprego na indústria paga três vezes melhor do que no comércio, conforme aponta dados da Firjan.” O prefeito diz que é preciso impulsionar o setor industrial, criando novas soluções.

O chefe do Executivo também lembra as várias ações para a instalação de novas empresas. Ele destaca a assinatura de contrato e ordem de serviço que aconteceu nesta semana para a pavimentação da estrada da Linha 6, em trecho entre o Aeroporto de Ijuí e a BR-285 até o Travessão 42 no Distrito de Santana. “É uma obra importante de acesso não apenas ao aeroporto, mas também ao distrito industrial”, salienta o gestor. Cossetin frisa que, além disso, foi publicado edital para que as empresas possam regularizar suas áreas e desta forma poder ter as suas matrículas.

O prefeito lembra que o município adquiriu uma área de 5,4 hectares para a instalação de indústrias; a construção de paralelas junto a BR-285 que terá três pistas tendo em vista o grande volume de caminhões que deverão passar no local. Ele conta que o município está investindo R$ 1,4 milhão e mais R$ 6.8 milhões para pavimentação, para facilitar a acessibilidade, aponta o gestor. Também conta que recebeu representantes da empresa contratada para o novo terminal do aeroporto mais moderno. Cossetin recorda que quando assumiu o governo sempre dizia que quem tem que fazer o desenvolvimento não é poder público, mas sim a iniciativa privada. “O poder público deve incentivar, organizar e algumas vezes patrocina com um novo asfalto. Quem deve promover a geração de emprego e renda é o setor produtivo.”

O prefeito também salienta as várias obras acontecendo na cidade e alguns transtornos que acabam acontecendo, como por exemplo, as intervenções na rede de esgoto. O gestor pede paciência da comunidade pela importância das obras e observa que o município tem feito um trabalho permanente de fiscalização.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias