25 C
Ijuí
domingo, fevereiro 5, 2023

Plano de Cultura busca desenvolver setor

Setor de destaque em todo o Estado, a cultura ijuiense tem boas perspectivas para o futuro. No entanto, é necessário que sejam organizadas ações e atividades que incrementem e incentivem ainda mais o desenvolvimento da área, que vem conquistando seu espaço a nível regional e estadual. Para que o futuro do setor tenha um bom desenvolvimento, o Conselho Municipal de Cultura organizou, na noite de ontem, na Estação Cultura, um encontro com diversas entidades parceiras, que compõem o conselho, a fim de organizar metas e ações para serem promovidas, com objetivo de alavancar a área e tornar Ijuí ainda mais reconhecida nacionalmente como um polo cultural.

Todas as metas e ações estarão compondo o Plano Municipal de Cultura, que tem previsão de se estender entre 2023 e 2032. A ideia é planejar todo o futuro que se quer para a área cultural do município. Conforme explica a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ruth Patz Hein, o plano busca construir, junto da comunidade e dos componentes da entidade, iniciativas novas que fomentem o setor. “O plano não está fechado, e será revisto com todos os participantes. Queremos que a população participe para tornar em um movimento mais amplo. Buscamos construção de novos projetos e propostas e retomar aqueles que se perderam no plano atual”, destaca.

A presidente do Conselho de Cultura de Ijuí também ressalta que há questões a serem levantadas no município dentro do plano, por isso é importante que a comunidade se integre à formatação das propostas.

Inicialmente, estão previstas seis diretrizes, as quais possuem metas e ações pré-definidas. Elas são focadas na Gestão Cultural e Administração; Fomento, Financiamento e Incentivo Cultural; Formação, Capacitação e Pesquisa; Difusão, circulação e ampliação de repertórios culturais; Desenvolvimento econômico e geração de renda; e Cidadania e Inclusão.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias