20.5 C
Ijuí
sexta-feira, fevereiro 3, 2023

Busatto destaca finanças do Estado

O secretário estadual da Fazenda, Leonardo Busatto, em entrevista ao JM, faz um balanço da situação financeira do Estado. Conforme o gestor, o governo está terminando o ano numa situação bem melhor do que nas últimas décadas. “Hoje, estamos conseguindo pagar em dia nossos fornecedores, os servidores públicos e ainda fazer alguns investimentos que o Estado não conseguia fazer.”

Apesar deste momento melhor, Busatto observa que o Rio Grande do Sul está numa situação delicada. “O Estado estava praticamente na UTI das finanças. Agora inspira cuidados. A cada novidade estamos atentos. Às vezes são notícias ruins, como a queda de arrecadação em função da redução do ICMS, ou alguma nova despesa que é gerada.”

Bussatto diz que esse novo momento é resultado de um conjunto de fatores. “O Estado tem feito reformas importantes como a previdenciária, administrativa, a questão tributária que teve melhoria na arrecadação, e a parte econômica que registrou crescimento no pós-pandemia. Isso traz segurança e tranquilidade à administração no final do mês para poder pagar em dia o salário do funcionalismo.”

O gestor lembra que a situação de equilíbrio fiscal segue inspirando cuidados, porque qualquer desvio, adoção de política equivocada ou ação que não seja sustentável poderá complicar a situação financeira. “É importante lembrar quando o Estado ficou 57 meses pagando salários dos servidores de forma parcelada. Isso era o retrato da falência das finanças do Rio Grande do Sul.”

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias