29 C
Ijuí
sexta-feira, dezembro 9, 2022

Vândalos furtam cabos na Usina Velha

Desativada desde o ano passado, a Usina Velha que pertence ao Departamento de Energia de Ijuí (Demei) teve transformadores danificados para retirada de cabos de cobres. A denúncia é do servidor e vereador Cleuton Rolim, o Beiço, (PDT) que é funcionário do departamento e esteve na usina, que fica na Linha 4 Leste, verificando o fato.

O parlamentar conta que dois transformadores, um de 500 Kva e outro de 224 Kva, foram violados por vândalos que levaram os cabos de cobre que fazem a conexão da chave do painel da usina com o sistema que envia energia para a rede. Beiço revela que também foi levado uma talha que serve para o serviço de manutenção dos geradores.

Ele explica que a desativação da usina foi tomada na gestão do então prefeito Valdir Heck (PDT) após um acordo com a Ceriluz que instalou usina nas proximidades e assumiu compromisso de fornecimento de energia. “A decisão de encerrar a operação da Usina Velha foi do município que optou por não investir nela. Mas esse não é o problema. Foi uma definição de governo. O que questiono neste momento é o descuido do poder público, pois os danos causados e o furto representam prejuízos para os contribuintes de Ijuí, afinal a Usina Velha é um patrimônio público, ou seja, de todos.”

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias