33 C
Ijuí
sexta-feira, dezembro 9, 2022

PEQUENA HISTÓRIA

** Vale a pena agora que estamos em plena ExpoFest Ijuí, mais uma vez um grande sucesso, recordar como tudo começou.

** Há muitos anos atrás, quando o prefeito era o Mânica e o diretor do IMEAB era o também falecido Adair Casarin, se resolveu fazer uma exposição. Tinha a base na agropecuária, que era a vocação maior do IMEAB.
Mas, teve sucesso e um bom público também.

** Passa-se um tempo e assume o Vanderlei Burmann, aumentando em Ijuí a discussão sobre a necessidade das entidades como ACI, Prefeitura Municipal, Cotrijui, Unijuí e a Câmara de Vereadores se unirem para acharem uma solução para o mau momento que o Município estava vivendo, com o fechamento de diversas empresas entre as quais: Nuhrich Müller, Geiss, Glitz e até o Frigorífico Serrano. Decidiu-se então, formar um grupo de estudos que recebeu o nome de Retomada do Desenvolvimento.

** Foram feitas diversas reuniões e elencadas algumas atividades que deviam ser incentivadas conjuntamente.
Uma delas o HCI, outra a Unijuí, o futebol, o setor agropecuário e também se colocou que deveria haver um evento anual, que juntasse todas essas unidades, para um relatório e apresentação para o público do que haviam conseguido.

** Assim surgiu a ideia da exposição. Mas, todos disseram que exposição tem pouco atrativo, pois já existe em Augusto Pestana, em Santa Rosa, em Três Passos, em Cruz Alta e não vai ser muito interessante. Dessa forma,
levantou-se a discussão. Afinal de contas o que Ijuí tem de diferente? Várias pessoas, principalmente Mário Osório
Marques e também o professor Baggio, lembraram que o diferencial de Ijuí era a existência de muitas etnias.

** Passa um tempo e funda-se a União das Etnias que coordena 13 etnias organizadas, que tem sede própria e que procura a expansão dessa nossa característica. Com crescimento de cada feira houve a coragem para se construir uma sede própria, a UETI e também coragem para pleitear títulos como de Capital das Etnias do Rio Grande do Sul, Capital das Etnias do Brasil e Capital Internacional das Etnias, que foi neste ano conseguido.

** Hoje temos a nova ExpoFest Ijuí e previsão de mais de 200 mil visitantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias