29 C
Ijuí
sexta-feira, dezembro 9, 2022

Organizado para o fim do ano?

Campanha eleitoral, Copa do Mundo de Futebol, e logo depois Natal, festas de Ano Novo e férias de verão… com esta sequencia, mais do que nunca o ano novo vai deixar a impressão de chegar mais rápido. A cultura nacional de envolver-se tanto com a “Copa” por exemplo, tem impacto econômico bem importante e identificado pelos economistas que estudam o PIB, mostrando que é notório nos anos de copa e eleições reduzindo ainda mais do que normalmente a produtividade por trabalhador. Para quem não sabe ou não lembra, a produtividade do trabalhador brasileiro já é muito baixa, o que pode ser visto nos estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Por curiosidade, os países com maior produtividade do mundo são Luxemburgo, Irlanda, Noruega, Dinamarca, Alemanha, França, Suíça, Áustria, Holanda, Islândia. Os estudos também indicam que o trabalhador norte americano por exemplo, que nem está entre os 10 melhores em produtividade, leva apenas 15min para produzir o que o que o trabalhador brasileiro leva 1h.

Considerando que a cada 2 anos o Brasil está envolvido em eleições e que elas coincidem com os anos da Copa do Mundo da FIFA ou com as Olimpíadas, a produtividade do trabalhador brasileiro tem 5 anos com importantes quebras de ritmos ao longo de uma década. Além das atenções que ficam divididas, a polarização das últimas eleições aumenta o sentimento de alguns que aguardam os resultados das eleições para investir, inovar, mudar, planejar, etc., mesmo que já sabemos que embora os discursos sejam bem diferentes, os fatos, os números e a história mostra que mudou muito pouco.

Já dizia Sêneca, que o vento nunca estará bom para quem não sabe para onde ir. Todavia, planejar é a ação mais importante a fazer, para aqueles que sabem onde querem chegar e tem objetivos claros. Sabe-se que por diversos motivos, o fim do ano representa um período de maior movimento na economia, especialmente no varejo de bens e serviços. Também é importante lembrar que a concorrência está cada vez mais acirrada, com muitos competidores precisando vender e movimentar seus negócios, além das vendas pela internet e ainda, da entrada dos novos competidores substitutos com novas formas mais rápidas, mais baratas e mais eficientes de fazer muitas atividades. Se você, sua equipe, sua empresa ainda não fez, ou não concluiu os planos para aproveitar melhor este fim de 2022, é hora de começar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias