29 C
Ijuí
sexta-feira, dezembro 9, 2022

NAÇÕES QUE FRACASSAM

**Por 15 anos os professores Daron Acemoglu do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e James A. Robinson da Universidade de Chicago estudaram o sucesso e o fracasso econômico das nações. Este estudo deu origem ao livro: Porque as nações fracassam – As Origens do Poder, da Prosperidade e da Pobreza.

** O livro está repleto de exemplos muito significativos. Um deles é a região de Nogales, que é dividida ao meio por uma cerca. De um lado da cerca fica o México e a cidade de Sonora, do outro lado fica os Estados Unidos e a cidade e a região do Arizona.

** As duas regiões têm o mesmo tipo de solo, o mesmo tipo de clima e o mesmo tipo de gente. Enquanto no México temos pobreza, falta de saúde insegurança, criminalidade, empregos mal remunerados, empresas que levam muito tempo para serem instaladas e fracasso frequentemente. Renda média anual de 5 mil dólares. Do outro lado temos o Arizona, com o mesmo tipo de população, com escolas muito boas, com um nível de educação ótimo, com eleições limpas e amplas, com saúde boa e um povo desenvolvido. Renda média anual 25 mil dólares. O que aconteceu de diferente está bem claro. De um lado liberdade de escolha e do outro lado falta de liberdade.

** Entre os dez estados brasileiros com maior mortalidade pelo covid está o Rio Grande do Sul. Foi um dos Estados que mais perdeu empresas, mais de 200 mil foram fechadas. É um Estado que agora está enfrentando um atraso enorme na educação.

** Calcula-se que levaremos 10 anos até recuperar o atraso na educação, especialmente em português e matemática. Fez-se agora um estudo e viu-se o que aconteceu. A preocupação de Prefeituras e do Estado era simplesmente fechar as escolas, deixar os alunos em casa e estudar via distância, sem grande preparo para isso, sem que a população pobre tivesse acesso a esse tipo de estudo e sem que houvesse uma supervisão adequada. E sempre que se falava em reabrir as escolas, também tinha a atuação dos sindicados de professores contrários à reabertura das mesmas, porque a doença ainda não havia sido erradicada. As consequências estão aí. O Rio Grande do Sul em situação pior, quanto à educação, que o Amazonas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias