14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Reflexos da guerra na economia podem ampliar

Não podemos nos iludir. Os aspectos positivos na economia são momentâneos. Não temos uma situação de melhorias estruturais

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que completou mais de 200 dias, vem trazendo reflexos na economia mundial. O especialista, Argemiro Brum, explica que o conflito tem afetado, de diferentes formas, o Brasil. Uma delas é em relação ao preço das commodities repercutindo no valor do petróleo, gás, trigo, milho, entre outros. “Essa guerra resultou na elevação significativa do preço dos produtos e o crescimento inflacionário.”

Brum observa que, de uma certa maneira a inflação se estabilizou, nos últimos tempos, em níveis bastante elevados. Salienta, porém, que no caso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação tem diminuído. “Mesmo assim no item alimentos o valor continua subindo. Esse quadro atinge a população em geral, mas sobretudo as famílias mais necessitadas com a inflação.”

A outra consequência refere-se a pressões na área financeira, devido a questão das commodities e a economia em geral. “Começam a faltar alimentos e a interrupção do fluxo de mercadorias devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.”

Ele observa que com o processo inflacionário, os bancos centrais acabam elevando as taxas de juros, resultando num movimento significativo no setor financeiro.

O especialista lembra que nesta semana foi anunciado o aumento da inflação nos Estados Unidos e que há uma expectativa de elevação da taxa de juros daquele país. “Isso pode representar uma forte tendência de recessão na economia mundial. E como consequência disso, o Produto Interno Bruto (PIB) não cresce adequadamente, resultando na paralisação de empresas, mais desemprego.”

Ele ressalta que na próxima semana, o Banco Central, através do Copom, deverá elevar a taxa Selic, uma medida para controlar a inflação, mas que acaba freando a economia.

A Europa sente mais o impacto do conflito, devido à posição tomada ao condenar e estabelecer sanções econômicas contra a Rússia, juntamente com os Estados Unidos. A Rússia começou a interrupção do fornecimento de gás que está contribuindo para a elevação da inflação.

Ele explica que num mercado globalizado ninguém está imune. “Todo e qualquer país do mundo com o mínimo de abertura política econômica sentirá os efeitos de qualquer acontecimento internacional. Não podemos nos iludir. Os aspectos positivos na economia do nosso País são momentâneos. Não temos uma situação de melhorias estruturais na nossa economia e as pressões externas projetam um grande risco de haver recessão em 2023 por efeito da guerra”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias