15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Cursos da Unijuí têm bom desempenho no Enade

O processo formativo tem contribuído para modificar esse movimento e termos profissionais melhores no futuro, que é o que a gente precisa de fato

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Realizado anualmente, o exame é uma das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.

Na Unijuí, estudantes de sete cursos de bacharelado e licenciatura realizaram a prova e obtiveram bons resultados. As notas do Enade são representadas por conceitos que vão do 1, resultado mais baixo, até o 5, nota máxima.

Com conceito 4 ficaram, no campus Ijuí, os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design, Letras Inglês e Matemática; e o curso de licenciatura em Educação Física. No campus Santa Rosa, obteve o conceito 4 o curso de Pedagogia. O conceito 3 foi atribuído aos cursos de bacharelado em Educação Física, campi Ijuí e Santa Rosa, e Pedagogia, do campus Ijuí.

Junto ao Enade, há o IDD, que é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

Na Unijuí, os cursos de Ciências Biológicas, Design, Matemática e Pedagogia – campus Santa Rosa obtiveram conceito 5 de IDD. Somente três cursos receberam conceito 3 e os demais conceito 4. “Destaco o quanto os nossos estudantes melhoraram nesse processo de entrar na universidade. Mesmo com um ano de pandemia, recebemos conceito 5 em alguns cursos. Estamos recebendo estudantes que apresentam ainda muitas dificuldades, mas o processo formativo tem contribuído para modificar esse movimento e termos profissionais melhores no futuro, que é o que a gente precisa de fato”, destacou a reitora.

Houve destaque também no Mestrado e Doutorado, que obtiveram conceito nota cinco em alguns cursos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO