10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Solenidade abre a Semana Farroupilha

Após dois anos, em decorrência da pandemia de covid-19, Ijuí voltou a viver os festejos farroupilhas. No fim da tarde de ontem, foi realizada a solenidade e abertura da Semana Farroupilha no município. A festividade ocorreu na Praça da República, onde cerca de 200 cavalarianos levaram a Chama Crioula, que foi trazida do Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro e distribuída a todas as entidades tradicionalistas de Ijuí.

A centelha havia sido buscada por cavalarianos em Pinhal Grande, onde ocorreu a distribuição da chama para os municípios da 9ª Região Tradicionalista.

Na Praça houve o acendimento da Chama que ficará acesa até o dia 20 de Setembro, além da distribuição dela para os galpões e entidades tradicionalistas do município, os CTGs e piquetes. Também houve apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes e hasteamento de bandeiras.

A solenidade buscou homenagear seis jovens peões e prendas que tem representado o mu-nicípio no Estado, como a 1ª Prenda Mirim Katarine Peripolli Dias e a 3ª Prenda Adulta, Daia-na Dal Ros, responsáveis pelo acendimento da Chama na Praça.

Cavalarianos levaram a Chama Crioula até a Praça da República, onde foi distribuída às entidades

A partir da distribuição da Chama Crioula, cada entidade promoverá a sua programação dentro de seus galpões. Todas elas terão programações diárias que incluem jantares, apresen-tações e música para os participantes.

A Semana Farroupilha em Ijuí findará com o Desfile Cultural e Campeiro, que acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h, na rua Benjamin Constant, no Centro de Ijuí.

Dentro das festividades programadas pelo Executivo de Ijuí, foi montado um galpão criou-lo na Praça da República.

No local, a população poderá obter informações sobre a programa-ção cultural durante esta semana. O galpão será cuidado por uma entidade tradicionalista dife-rente por dia, com a promoção de apresentações e comida típica para a comunidade.

“Este é um importante ato de volta da nossa tradição. Depois de todo esse tempo de pan-demia, os gaúchos estavam querendo viver novamente essas emoções. Vemos a chama che-gando aqui e vamos cultuar as tradições gaúchas junto à população”, destaca o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, em entrevista ao JM.

Neste ano, os festejos farroupilhas têm como tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande terra de muitas Terras” e serão realizados ao longo dos dias 13 a 20 de setembro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias