11.3 C
Ijuí
quarta-feira, outubro 5, 2022

Encontro amplia debate sobre cooperativismo

Além de avançar na cooperação e integração, a Unijuí é uma importante referência estratégica, nacional e internacional, em pesquisa sobre o cooperativismo

Aconteceu recentemente um encontro com professores e pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. O professor Pedro Büttenbender, do curso de Mestrado e Doutorado de Desenvolvimento Regional da Unijuí, conta que a reunião envolveu dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop) e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo(Escoop) de Porto Alegre, com a participação de graduandos, mestrandos e doutorandos que tem bolsas do Sescoop e das cooperativas. “A reunião teve como objetivo promover uma centralidade maior e aproximação dos pesquisadores das instituições que estão atuando neste trabalho com o cooperativismo e o desenvolvimento regional. Foi uma reunião positiva onde foram apresentadas proposições iniciais dos projetos de dissertações, teses desenvolvidas sob orientação dos professores da Unijuí,” explica Büttenbender.

O professor ressalta que também foi definida uma ampla agenda sobre os processos de inscrições. “Além de avançar na cooperação e na integração, a Unijuí é uma importante referência estratégica, nacional e internacional, em pesquisa sobre o cooperativismo. Estão sendo abertas novas oportunidades para curso de mestrado e doutorado com novas bolsas e apoio do Sescoop e cooperativas. É uma oportunidade singular e uma das estratégias mais importantes seja para as atividades universitárias de mestrado e doutorado.”

Büttenbender explica que o cooperativismo atua em sete ramos e que na região se destacam em quatro segmentos: agropecuária, crédito, infraestrutura elétrica e Saúde, e dentro delas estão questões a respeito da segurança, qualidade na gestão e governança, transparência e sustentabilidade. Ele informa que as inscrições para o mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional serão abertas nos próximos dias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias