10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Bogo recebe demendas das universidades comunitárias

O candidato ao governo do Estado, Vicente Bogo (PSB), esteve, ontem, em Ijuí, quando visitou o campus da Unijuí.

Na oportunidade, acompanhado do candidato a deputado federal, Luis Antônio Benvegnú, e do candidato a deputado estadual, o vereador César Busnello, Bogo conversou com a reitora da Unijuí, Cátia Nehring.

No encontro, a reitora apresentou um documento com as demandas das universidades comunitárias do Estado, que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). As instituições buscam que seja cumprido pelo Estado o repasse de 0,5% da receita líquida dos impostos para o desenvolvimento do Ensino Superior.

O artigo 201 da Constituição Estadual estabelece esse repasse e que tem duas leis complementares: a 10.713 de 1996 e a 11.977 de 2003 que autorizam esse processo.

Busnello explicou que outra pauta discutida foi de que o próximo gestor se comprometa em valorizar as universidades comunitária que tem um papel estratégico nas regiões onde atuam, seja na Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Ciência e Tecnologia, e qualificação de mão de obra para indústrias, o agronegócio, entre outros. “A ideia é que o Estado compre vagas para viabilizar que estudantes de baixa renda possam ter acesso a um ensino superior de qualidade com toda a infraestrutura disponibilizada.”

O candidato Vicente Bogo destacou seu compromisso com a Educação e salientou que essa demanda está contemplada no seu plano de governo para a retomada do desenvolvimento do Estado. Bogo também visitou o Hospital Bom Pastor. Ele esteve com a diretora executiva, Rosane Schiavo, e o presidente Nilo Leal, e outros representantes da Casa de Saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias