15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Gaúchos retomam sua maior festa

A Semana Farroupilha começa oficialmente na próxima terça-feira em Ijuí, mas algumas entidades tradicionalistas já estão promovendo atividades. Neste ano, o tema é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas terras”.

A chama crioula já está no município, chegou no último sábado e está no Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, de onde deve sair terça-feira, para o ato de abertura na Praça da República, e será distribuída para todas as entidades tradicionalistas, que fazem parte da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha – ATQG. Neste ano, a associação passa a ter 10 entidades, com a inclusão do Piquete de Cavalarianos Pousada dos Tropeiros.

A entrega da chama crioula na próxima terça será feita pelo tradicionalista Altemir Thomé para Katerine Peripolli Dias, 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul. O acendimento fica a cargo da 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Daiana Dal Ros e a distribuição será feita pelo Peão Farroupilha, Eloir Wichinheski Júnior. A locução cívica da Semana Farroupilha será de Ana Cláudia da Silva, coordenadora da 9ª Região Tradicionalista.

PATRONO: O patrono dos Festejos Farroupilhas é Adair de Freitas, natural de São Gabriel, que, aos 76 anos, possui uma trajetória no tradicionalismo. Com mais de 50 anos de carreira, é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. É autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro – com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO