10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

A orquídea do ano

Desde o começo do ano, o Círculo de Orquidófilos tem na presidência Anelize François e como vice, Nilo Leal, que relembra a história de como surgiu a Flor Símbolo. “Em 2002 tivemos um cultivo de uma espécie Cattleya Intermedia Marginata que foi levada para uma exposição nacional em Gramado e ela ficou campeã nacional. Esse título fez com que o Poder Público determinasse que essa espécie se tornasse a Flor Símbolo de Ijuí. Uma espécie nativa aqui do Rio Grande do Sul”.

O Círculo de Orquidófilos de Ijuí, associação com produtores e colecionadores da cidade promove todos os anos a escolha da Flor Símbolo, com o melhor cultivo do ano referente a essa espécie. O julgamento é feito por juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos, dentro das regras que vão desde a forma de cultivo, genética e qualidade da flor.

Neste ano foram cerca de 40 plantas inscritas de diversas colecionardes de Ijuí e teve a escolha do juiz Darwin Thomas, de Santo Ângelo. Nilo é um dos expositores e ficou em primeiro e em terceiro lugar. Em segundo lugar, os orquidófilos Reni e Osmar Prochnow. “A planta que tirou o primeiro lugar é uma muda, um corte daquela planta que tirou o primeiro lugar nacional, em 2002. Uma planta que eu venho cuidando, cultivando e que neste ano se destacou pela qualidade da floração. É a planta original que terminou por ser a Flor Símbolo de Ijuí em 2022”.

EXPOSIÇÃO: Neste ano, a Exposição Nacional de Híbridos de Orquídeas volta a acontecer, em outubro. Em sua 11ª edição, acontece de 7 a 9 de outubro, no Pavilhão de entrada do Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante a Expofest Ijuí. A exposição tem o apoio da Federação Gaúcha de Orquidófilos, Polo Noroeste e da Expofest.

Haverá premiações para as melhores orquídeas. O julgamento acontece no dia 8 de outubro, a partir das 10h. A abertura oficial também será no dia 8, às 17h, com a divulgação das premiadas. As visitas acontecem dias 7 e 8, das 9h às 21h e no dia 9, das 9h às 17h. Neste ano, haverá palestra com Mateus Liell, com o tema “Orquídeas Ornamentais”, dia 8, às 20h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias