13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Falta de canalização preocupa moradores do São Paulo

Um problema crônico no bairro São Paulo tem gerado, novamente, reclamações por parte da comunidade. Um esgoto à céu aberto na rua João Perondi, em frente ao Condomínio Frida Heck, tem prejudicado os moradores das proximidades do local, além de representar riscos à saúde pública.

A reportagem do JM foi até o local e constatou que há uma vertente de água e esgoto ao lado do muro de contenção da via, demanda do bairro, que foi construído há poucos meses em frente ao condomínio.

O presidente do bairro, Ortiz de Camargo, comenta que há uma grande cobrança por parte da comunidade do São Paulo, devido ao mau cheiro proveniente da vertente, principalmente nos dias mais quentes, em que o cheiro chega às casas dos moradores.

Ele explica que, além do esgoto, há a vertente de água, que propicia a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, por exemplo, além de outros animais peçonhentos. “Já pedimos providências ao Executivo, mas não nos deram nenhuma posição sobre arrumar ou canalizar. Se não tiver uma solução logo, vai permanecer do mesmo jeito, não sabemos até quando essa situação vai seguir.”

Quando assumiu a liderança comunitária do bairro, Camargo presenciou a finalização da construção do muro de contenção, contudo, o problema do esgoto até hoje não foi solucionado. Segundo ele, o término da pavimentação da João Perondi ainda é uma incógnita, pois não houve uma tratativa positiva sobre a demanda, da mesma forma acontece com o esgoto. “Em período de eleições não é feito nada, o ano está acabando. Esse vai ser mais um ano em que nosso bairro vai permanecer na mesma situação que está há cerca de 10 anos, nesse trecho precário da João Perondi.”

Uma das preocupações da comunidade é quanto à dengue, devido ao odor e a água a céu aberto. “A gente sabe dessa condição, já estamos com essa preocupação desde o ano passado.”

A reivindicação da comunidade é para que os órgãos públicos atentem à situação, que preocupa o bairro.

Camargo destaca que é um trecho pequeno para ser arrumado, desde a vertente de água até a boca de lobo da via, e que precisa ser solucionado o quanto antes, para evitar problemas futuros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias