15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Gaúchas vencem Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Na última semana de agosto, as estudantes brasileiras Camily Pereira dos Santos (18) e Laura Nedel Drebes (19), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório, foram contempladas com o prêmio de Excelência na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022 (Stockholm Junior Water Prize). Elas foram destaque com o projeto “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”.

As jovens representaram o Brasil após vencer a etapa nacional, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS). A etapa internacional da premiação aconteceu na capital da Suécia, com a presença da Princesa Herdeira Vitória, patrona do prêmio.

Com orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto, o projeto dos SustainPads, absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de produtos secundários industriais, aborda a pobreza menstrual, combatendo a inacessibilidade do produto de higiene menstrual, que tem consequências sociais irreversíveis e nega a muitos a oportunidade de menstruar com dignidade.

“A experiência na Suécia tem sido fantástica. Poder vivenciar uma cultura diferente da nossa e de forma intensa deixará memórias indescritíveis em cada uma de nós. Os suecos são muito cuidadosos na forma de tratar o meio ambiente e isso pode ser facilmente observado em seu dia a dia”, afirma a professora e orientadora Flávia Santos Twardowski Pinto para a ABES.

Na visão dos jurados, o trabalho das jovens cientistas brasileiras tem o potencial de “ser um divisor de águas”. “Não apenas trata de questões da água, mas também resolve uma variedade de outros desafios. As estudantes demonstraram sua paixão, empatia e habilidade de pensar fora da caixa . Este projeto atende a vários ODS, aplicando os princípios de economia circular à um escondido impedimento à dignidade da mulher”, afirmou a representante do júri internacional durante a cerimônia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO