O Bicentenário da Independência do Brasil foi marcado pelo retorno do Desfile Cívico, que não acontecia desde 2019, em razão da pandemia de covid.

O desfile encerrou a Semana da Pátria no município e contou com cerca de 6 mil participantes, entre escolas, entidades e militares. A abertura foi feita pela União das Etnias de Ijuí (Ueti), que marcou o município como Capital Nacional das Etnias. Em seguida houve participação da Banda Carlos Gomes.

Ao todo, 21 escolas, sendo nove municipais, oito estaduais e quatro privadas. Todas elas apresentaram trabalhos feitos pelos alunos em homenagem ao Bicentenário da Independência, assim como adereços remetendo à época onde ocorreu o fato.

Os alunos também homenagearam os 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, demonstrando suas preocupações com o tema com trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Algumas escolas citaram os projetos Salão Artístico Estudantil, Festival Estudantil Curtas nas Escolas e Concurso de Redação, promovidos pelo Jornal da Manhã, que são aplicados dentro da grade curricular das instituições de ensino.

Os estudantes fizeram a distribuição de brindes para o público, como mudas de flores, balões, bandeiras do Brasil e outros itens. Os escoteiros finalizaram a participação civil, dando início ao desfile militar com a presença do Colégio Tiradentes, 27º GAC, Bombeiros, Brigada Militar e Policia Rodoviária Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here