15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Cem anos do rádio no Brasil

O rádio foi inventado em 1896. Mas antes disso, diversas outras descobertas foram necessárias para propagação do som por ondas radiofônicas. Começaremos em 1888, com Heinrich Hertz, que verificou a existência de variações de correntes pelo ar, sendo as ondas eletromagnéticas, principal motivo para conseguirmos transmitir voz, músicas e até mesmo fotos sem precisar de fios.

O italiano Guglielmo Marconi fez o primeiro sistema de telégrafos sem fios, sendo essa transmissão no Canal da Mancha, em 1899. Porém, ao mesmo tempo, o austríaco Nikola Tesla também utilizava o conhecimento de Hertz para tentar fazer a mesma coisa que Marconi. Inclusive, em 1943, a Corte Americana deu à Tesla o título de inventor do rádio.

A partir da década de 1920, as transmissões passaram a ser regulares em todo mundo, com música, conversas e até mesmo aulas.

No Brasil, o rádio chegou, oficialmente, com a comemoração do centenário da Independência . Em 7 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa inaugurou as ondas radiofônicas no País, com sua fala sendo transmitida à distância e sem fios.

Mas antes disso, precisamente três anos antes dos citados inventores, o italiano Marconi e o austríaco Tesla, há indícios de que o Padre Roberto Landell de Moura, na sua Paróquia em Porto Alegre, alcançou resultados semelhantes aos europeus, conseguindo fazer a transmissão entre dois pontos da capital do Rio Grande do Sul.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO