14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Senac Ijuí doa jogos sustentáveis ao Ciep

No mês de agosto, o Senac Ijuí realizou mais uma ação solidária na comunidade, por meio da doação de jogos sustentáveis de matemática e português à Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, Ciep.

Esses foram construídos pelos alunos do programa de Aprendizagem Profissional.

O desenvolvimento de ações voltadas à consciência social, toma como base os pilares da responsabilidade socioambiental abordados pelo programa e pelo Senac RS, visando a melhoria contínua dos seus processos em conformidade com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

A docente e coordenadora dos cursos de Aprendizagem, Karine Albring de Oliveira, destaca a importância de sensibilizar os alunos às práticas solidárias e conscientes, estimulando o senso coletivo e crítico discente, assim como a autonomia e a percepção de sujeito social.

O programa de Aprendizagem Profissional proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências específicas ao mundo do trabalho e a proposta de construção dos jogos vem ao encontro disso. Os alunos são instigados a pensar sobre problemas matemáticos reais do cotidiano, assim como sobre situações de linguagem diversas, que se relacionam e influenciam diretamente o fazer profissional.

O trabalho em equipe também ganha espaço, uma vez que há formação de uma rede de cooperação e ajuda mútua.
“As dificuldades são mapeadas com intuito de incentivar o acolhimento de diferentes ritmos de aprendizagem, oportunizando aos discentes a percepção do outro como parte desse processo, que deve ser inclusivo e democrático”, esclarece a docente.

Muitas possibilidades matemáticas e linguísticas foram levadas em consideração durante a realização das oficinas.
As oficinas priorizaram a utilização de materiais alternativos, visto que a dimensão social está amplamente ligada à dimensão ambiental. Para a docente Karine, “Os alunos que têm contato com diferentes materiais e suportes gráficos desenvolvem com maior facilidade a criatividade e a imaginação, além de trabalhar em rede com consciência ecossistêmica.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias