15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Prefeito projeta obras integradas de tapa-buracos com as LEDs

Já teve a licitação e saiu a homologação. O contrato está sendo feito e acreditamos que na próxima semana a empresa esteja apta

Com o início da colocação das luminárias LEDs recentemente e a definição da empresa que vai colocar pavimentação em ações de tapa-buraco, o Executivo de Ijuí pretende desenvolver ações integradas no Município. Em entrevista ao JM, o prefeito Andrei Cossetin (PP) destaca essa definição que vai resultar em obras de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida da população.

O chefe do Executivo salienta que serão mais de 70 mil metros quadrados de tapa-buracos com investimentos de mais R$ 8 milhões. “Já teve a licitação e saiu à homologação. O contrato está sendo feito e acreditamos que na próxima semana e empresa esteja apta para o início dos trabalhos.”

Ele explica que a ideia é duas frentes. “A ideia num primeiro momento é fazer a operação tapa-buracos onde acontecem a colocação das luminárias LEDs, ações de poda de árvores e limpeza dos bairros. E como a empresa deverá ter mais de uma equipe, outra frente de trabalho efetuará os tapa-buracos em extensões maiores, de fora a fora, de Leste a Oeste, Norte a Sul. A população vai poder ter uma ampla visão do trabalho da equipe da prefeitura, assim como os profissionais da empresa terceirizada.”

O prefeito lembra a sua experiência e do vice-prefeito Marcos Barriquello (PL) no Legislativo quando vereadores acompanhando essas demandas. “Decidimos enfrentar problemas históricos de forma definitiva e não com medidas paliativas.” Ele destaca os R$ 35 milhões de financiamento, as obras de pavimentação previstas que se somarão aos tapa-buracos dentro do projeto de melhorias de infraestrutura do município.

Em relação às LEDs, Cossetin diz que iniciaram a colocação no bairro Getúlio Vargas. “Estamos enfrentando alguns desafios de ordem técnica, em determinados pontos em decorrência da grande quantidade fiação, principalmente de internet. E também pela situação de alguns postes antigos. Isso acaba atrasando a colocação das luminárias.” O gestor lembra que foram adquiridas 3600 lâmpadas até o momento e o município aguarda a chegada de mais luminárias entre o final de setembro e início de outubro. A ideia do poder público é que até o Natal todas as LEDs estejam instaladas e a cidade bem iluminada. Cossetin também fala sobre as obras e melhorias nas praças, no Parque de Exposições, assim como o projeto voltado para o Parque da Pedreira para licitar espaços públicos para colocação de dois quiosques que possam ser explorados pela iniciativa privada.

Outro assunto que Cossetin trata é sobre a construção de novo posto de Saúde ao lado da Escola Infantil Casa da Criança, no bairro Burtet, que tem gerado polêmica. Ele explica que o assunto foi politizado por vereadores da oposição e que há uma lei federal de remapeamento dos postos. Temos estudo técnico que apontou o local mais adequado para atender aquela região da cidade. Apesar da mobilização de moradores dos bairros Burtet, Mundstock e Progresso, contrários à obra, Cossetin confirmou a manutenção do projeto ao lado da escola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO