14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Operação contra golpes prende alvo em Cruz Alta

A Operação Delta 2, deflagrada pela 3ª Delegacia Regional de Santa Maria, cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em nove municípios na manhã de ontem. Oito deles são no Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Viamão, Santa Cruz do Sul, Novo Cabrais e Cruz Alta. Também há ações em Palmas, no Paraná.

São apurados crimes de estelionato em dois tipos de golpes: dos nudes e do falso depósito, que envolve pagamento falso de compras feitas pela internet. Um total de 21 pessoas foram presas, sendo 10 delas mulheres.

A maior parte dos mandados judiciais são relacionados ao golpe dos nudes. Nesse crime, os estelionatários usam perfis falsos com fotos de mulher e fazem contato por redes sociais, geralmente com homens mais velhos e casados, sugerindo a troca de fotos sensuais. Depois, dizem que a menina nas fotos é menor de 18 anos e passam a extorquir as vítimas, ameaçando tornar os diálogos públicos e denunciar à polícia civil, passando a extorquir as vítimas com altas quantias, como garantia de não fazerem tais atos.

O outro crime apurado envolve fraude na comprovação de pagamento de compras feitas pela internet. Produtos anunciados em sites de compra e venda são adquiridos pelos estelionatários, que enviam um suposto motorista de aplicativo, que na verdade é um comparsa, para retirar o item na casa do vendedor. Um comprovante de depósito falso é apresentado e a vítima, acreditando ter recebido o valor da venda, entrega o produto.

Entre as vítimas, segundo a Polícia Civil, há um caso em que a pessoa foi lesada em mais de R$ 150 mil. Em outro, uma delas retirou a própria vida por conta das extorsões. Ambas por conta do golpe dos nudes. A primeira fase da Operação Delta foi realizada em junho, quando oito pessoas foram presas e 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre, São Leopoldo, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Santa Cruz do Sul, Pantano Grande e Guaíba.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias