10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Atividade econômica no Sul tem alta no trimestre

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que mede o desempenho em todo o Brasil, subiu 0,57% no segundo trimestre na comparação com igual período anterior. O desempenho foi divulgado pela autoridade monetária, ontem, com dados em cada região do País no segundo trimestre de 2022, em comparação com os primeiros três meses deste ano.

Os dados mostram que o maior crescimento regional no segundo trimestre foi registrado no Sul do País, com alta no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) de 2,8%, quase revertendo o resultado negativo (-2,9%) prejudicado pela quebra da produção de soja. Em 12 meses, a elevação é mais modesta, de 1,0%.

No período, o IBCR-RS do Rio Grande do Sul expandiu 5,6%, anulando a queda do trimestre anterior, quando refletiu a quebra das safras de verão. Além da base favorável, o resultado refletiu os bons desempenhos do comércio, da construção e da prestação de serviços, sobretudo às famílias.12 Em 12 meses, o IBCR-RS decresceu 0,2% e, entre os demais Estados, o mercado gaúcho foi a único a assinalar recuo nessa base de comparação.

Comércio e serviços avançaram, no trimestre, no Rio Grande do Sul, com maior intensidade no primeiro e desaceleração no segundo. O volume de vendas do comércio ampliado cresceu 4,8%, com resultados mistos entre as atividades. Conforme dados do BC, destaque para os avanços expressivos em combustíveis e lubrificantes e em tecidos, vestuário e calçados.

Por outro lado, o comércio de material de construção diminuiu pelo quarto trimestre consecutivo. Na prestação de serviços, a alta de 1,5% foi liderada pelos prestados às famílias e profissionais. Para a autoridade monetária, os empresários seguem confiantes na ampliação da demanda, tanto pelo processo de reabertura da economia, quanto pelas medidas de desonerações tributárias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias