15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Chama é acesa por homenageados em Ijuí

Em solenidade ontem pela manhã na Praça da República foi aberta oficialmente a Semana da Pátria deste ano em Ijuí, alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, pelo prefeito Andrei Cossetin. O ato contou com a presença de autoridades municipais e representantes civis e militares de instituições da cidade.

Como marco do início da programação, a chama da Pátria foi acessa pelo tenente-coronel do 27º Grupo de Artilharia de Campanha (27º GAC), Ricardo Dias Reimann, diretora da Escola Municipal Joaquim Porto Villanova, Cláudia Regina da Costa, e pela diretora da Escola Estadual Otávio Caruso Brochado da Rocha, Ciep, Juliana Raquel Rieth. Sendo esses os homenageados na solenidade, pelos seus respectivos 80, 30 e 30 anos das instituições de ensino.

Para o secretário municipal de Educação, Claudio de Souza, esse é um momento muito importante, não só para Ijuí, mas para o País. “Já estamos com muitas ações dentro das escolas, para fomentar o tem. Precisamos resgatar o civismo e os valores pátrios, e tudo começa na escola.”

Centelha do fogo simbólico foi conduzida ao palanque principal da Praça da República pela Liga da Defesa Nacional

A comissão da Semana da Pátria é a responsável pelos encaminhamentos relativos ao Bicentenário, que tem organizado o desfile cívico-militar. Como afirma Souza, será um grande momento no município, com 21 escolas desfilando, 14 com bandas marciais, além das instituições militares e grupos de escoteiros.

O desfile cívico-militar acontece no dia 7 de setembro, a partir das 8h. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Fábio Franzen, informa à comunidade que na data o funcionamento do trânsito no Centro passará por mudanças. “Nos próximos dias será divulgado o mapa do trânsito, Vamos fechar as ruas principais, tendo em vista a entrada das escolas que irão desfilar.”

O prefeito Cossetin destaca a importância de priorizar a Educação e de combinar isso ao amor à Pátria. “Estamos vivendo o amor à pátria, ao País livre, a uma nação que temos orgulho de viver, e aqui em Ijuí não é diferente, nós embelezamos os patrimônios públicos e faremos o maior desfile cívico-militar que já tivemos nesse município.”

A extinção do fogo simbólico será realizada pelos homenageados da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha (20 anos) e pelo Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular de Ijuí (20 anos).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO