16.6 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Proteína animal X proteína vegetal

A dúvida de boa parte das pessoas costuma ser se consumir proteínas de origem animal e vegetal tem o mesmo efeito. Para entender a importância das proteínas, é importante primeiro entender o que elas são. As proteínas funcionam quase como se fossem “tijolinhos” do nosso corpo: são usadas para compor músculos, pele, cabelos e vários outros tecidos. Os cientistas afirmam que, depois da água, a proteína é a substância mais presente no nosso corpo.

Temos cerca de 10 mil tipos de proteínas diferentes no nosso corpo, que são compostas pelos mesmos 22 aminoácidos, que têm como função “construir” estas proteínas. Destes 22 aminoácidos, 9 deles são considerados essenciais ao organismo – o que não quer dizer que não precisamos das outras 13.

A grande questão tem a ver, na verdade, com a proporção. Em termos de componentes, não há diferenças entre as proteínas vegetais e animais: ambas contêm os mesmos 22 aminoácidos. Ocorre que elas estão presentes nestes alimentos em proporção e quantidade diferentes.

A ideia de que “alimentos vegetais são proteínas incompletas” não é verdadeira. Mas o que acontece é que, enquanto as carnes costumam conter todos os aminoácidos essenciais, os vegetais não terão todas elas ao mesmo tempo.

É preciso destacar que nós não precisamos consumir todos os aminoácidos essenciais numa única refeição. Não há problema em ir ingerindo os nutrientes em diferentes alimentos ao longo do dia, por exemplo.

Portanto, a diferença entre carnívoros e veganos não tem a ver com a “qualidade” da proteína, e sim com a variedade. Alguns exemplos de alimentos que são considerados proteínas completas, por conterem todos os aminoácidos não essenciais: lacticínios, aves, carne, carne de porco, ovos e quinoa.

Já a maioria dos vegetais são fontes incompletas de proteína. Assim, o mais recomendado aos vegetarianos é que variem seus alimentos. Veja lista de vegetais que trarão essa diversidade ao prato e ao organismo: nozes, sementes, grãos integrais, leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, vegetais.

Por isso, vegetarianos e veganos precisam se atentar mais à questão de outros nutrientes, como ferro e a vitamina B12, mas a proteína em si não será um problema – desde, claro, que tenham sempre um cardápio rico e variado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO