15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Estado lidera produção de máquinas

O setor de máquinas e implementos agrícolas registrou um incremento no Rio Grande do Sul, de 5% a 6%, na produção entre janeiro e julho deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, quando a produção cresceu mais de 40% no País.

Em tempos de safra normal, 11% das máquinas e implementos fabricados pelas indústrias gaúchas ficam no Rio Grande do Sul, enquanto o restante é comercializado Brasil afora. Neste ano, os prejuízos causados pela falta de chuva pouco afetaram o setor, porque houve aumento na demanda de pedidos de outros Estados, que tiveram excelentes colheitas. Por outro lado, a procura por pivôs centrais e outros equipamentos destinados à irrigação vem crescendo, como forma de evitar futuros prejuízos.

Com cerca de 65% das máquinas e implementos agrícolas produzidos no Brasil provenientes de indústrias gaúchas, a ideia é manter o histórico de performances em eventos como a Expointer. “Neste ano de 2022, a movimentação na Expodireto chegou a R$ 4,9 bilhões, 87% superior à que obtivemos em 2020. Então, a sinalização que temos tido do produtor é de que muitos negócios irão acontecer ou ser encaminhados em Esteio, analisa o presidente do Simers.”O pessoal está muito sequioso por feira, para sair de casa. E a venda é muito do momento. Durante esses eventos, o produtor compara máquinas, vê o vizinho comprando, se entusiasma. Por isso é tão importante estar na Expointer”, acrescenta Bier.

Mesmo que as colheitadeiras, tratores e plantadeiras ganhem destaque, a feira expõe equipamentos de todos os tipos: reúne do facão ao trator, diz Bier. De acordo com ele, o avanço da tecnologia possibilitou diminuir as angústias do agricultor na hora do plantio e da colheita. “Em outras épocas, a gente colhia 1.200 sacas de grãos por dia. Hoje, as máquinas colhem 6 mil sacas por dia. Há 10 anos, levava 45 dias para fazer o plantio na lavoura. Hoje, são 15”, comemora o dirigente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO