10.1 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Bairros estão debatendo demandas prioritárias para LDO

A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana (Seplan) está realizando uma série de conversas com a população para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ao total, serão 70 encontros que envolvem os bairros, distritos, pastas governamentais e entidades locais.

O presidente da União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi), Juarez Foletto, avalia esses encontros entre Seplan e diretorias de bairros do município. Segundo Foletto, no mês de junho, a pedido de presidentes de bairros, foi feito um ofício para o Executivo, com o objetivo de fazer uma reunião entre Uabi e Seplan, para explicar as ações relativas ao Plano Plurianual (PPA), onde o secretário Francisco Schroer (Chico Ortiz) explicou sobre os prazos da LDO. “Nas reuniões está sendo debatido o que será feito em 2023, então cada presidente está escolhendo as suas prioridades.”

Após essa reunião, agora, como explica o presidente, a Seplan está em contato direto com as diretorias dos bairros, conversando com cada presidente. Recentemente a reunião foi feita com a diretoria do bairro Centro e no Progresso, e a sequência de encontros deve seguir nos bairros Pindorama, Thomé de Souza, Hammastron, Sol Nascente, Universitário, São Geraldo e Novo Leste.

As reivindicações seguem os critérios de cada bairro, como exemplifica Foletto. “Há o pedido para que a atenção seja na rua 15 de Novembro, por exemplo. Já no bairro Hammastron a reivindicação é a sede, a área de lazer e a pavimentação nas vias.”

Sobre as definições passadas da LDO, previstas para esse ano, o presidente explica que há pedidos antigos que nunca foram atendidos. “Vamos continuar batendo nessa tecla, alertando sobre essas prioridades, para que sejam atendidas.” O pedido da Uabi é que todos os presidentes e, por conseguinte, todos os bairros, sejam tratados de forma igualitária na elaboração da LDO.

No momento, a Uabi tem trabalhado para buscar as demandas nos bairros e na programação natalina nas comunidades, além da busca pela reforma na sede da Associação e da regularização das diretorias dos bairros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias