10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Saúde ampliará horário para vacinar crianças contra pólio

A Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar a distribuição de vacinas na campanha de imunização contra a poliomielite. Iniciada no começo do mês, a campanha tem apresentado números aquém do esperado e longe da meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Em Ijuí, conforme a coordenadora do setor de imunizações, a enfermeira Moiseane Pinheiro Bracht, somente 49% do público alvo (crianças entre 1 e 4 anos) receberam a dose contra a doença.

A campanha encerra no dia 9 de setembro e para aumentar a vacinação serão feitas ações em horários estendidos amanhã, na próxima sexta-feira, e nos dias 5,6 e 8 de setembro. As ações vão ocorrer das 17h às 20h, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme Moiseane, o Brasil é considerado um país de alto risco para reintrodução do vírus. “Não queremos isso, queremos que nossas crianças continuem saudáveis, por isso estaremos ofertando turno estendido para que os pais possam levar seus filhos para se vacinarem com a gotinha.” Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para que as doses sejam aplicadas.

Na próxima quinta-feira, haverá também horário estendido para atualização da caderneta para as crianças menores de 15 anos. A ação também será feita na Secretaria Municipal de Saúde, das 17h às 20h. É necessário levar a caderneta para ser avaliada e o cartão do SUS.

A enfermeira também informa que haverá mudanças na distribuição de vacinas contra a covid-19 no município. Hoje, a aplicação dos imunizantes será suspensa na Estação Vacina. Ela será retomada amanhã, em uma sala da Secretaria Municipal de Saúde, local definitivo a partir de agora.

As doses podem ser aplicadas pela manhã, das 7h30 às 11h, e pela tarde, das 13h30 às 16h30. A mudança acontece pela menor demanda da procura da vacinação na cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias