14 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Unijuí estreita laços com o Cisa e cidades da região

Com o intuito de melhorar o atendimento na área da Saúde à região, aconteceu recentemente uma reunião entre o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, e a coordenadora pedagógica, professora Heloísa Eickhoff, com a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), Elizabete Rolim. O objetivo é fortalecer o contato com os prefeitos conveniados ao Cisa, para que encaminhem seus pacientes a Ijuí, onde serão atendidos pelos acadêmicos e seus preceptores.

“Desde o ano passado, nós viemos trabalhando diferentes especialidades junto ao Hospital Bom Pastor e ao Hospital de Caridade de Ijuí, incluindo pacientes encaminhados via Cisa. Acontece que percebemos algumas faltas de pacientes, principalmente na área de Pediatria, que está sendo implantada agora, e na área de Hematologia. Nosso objetivo é reforçar aos prefeitos que esse atendimento está disponível e que eles podem, via Consórcio, encaminhar os pacientes para cá, e não para outras cidades”, explica o coordenador do curso, professor Jorge Brust, lembrando que os atendimentos são feitos pelos médicos preceptores com acompanhamento dos estudantes do curso.

Por meio da Clínica Médica, o curso atende as especialidades de Gastroenterologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Dermatologia, Pneumologia, Reumatologia, Psiquiatria, Hematologia, Urologia, Proctologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia e Oncologia.

Através da Clínica Cirúrgica, Ambulatórios de pequenas cirurgias e atendimentos cirúrgicos, Pré-Anestesia, Cirurgia Vascular, Endoscopias, Oncologia Cirúrgica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Proctologia e Urologia. Há, ainda, a especialidade de Ginecologia e, mais recentemente, Pediatria.

“O curso está dando um enorme retorno aos municípios, atendendo pacientes com necessidade de atendimento especializado. Essa é uma oferta que não havia na região”, completou Brust.

De acordo com Elizabete Rolim, todos os municípios conveniados têm os médicos preceptores credenciados junto ao Cisa. De forma on-line, as Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta, que é realizada com a participação dos acadêmicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias