15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Floração antecipada do Ipê Roxo requer cuidados

Os fenômenos climáticos são responsáveis por inúmeras mudanças no clima e na natureza. Uma delas é a brotação precoce de algumas espécies tradicionais da primavera, como o Ipê roxo. Segundo o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) João Pedro Gesing, essas árvores já está perdendo as copas, com o aparecimento de flores.

Gesing explica que o calor no final de julho foi o responsável pela floração do Ipê roxo que, normalmente, floresce entre o fim de agosto e início de setembro. “O Ipê amarelo costuma florescer junto ao Ipê roxo e, neste ano, está diferente, os Ipês amarelos ainda não deram sinal.”

Neste momento acontece o período de ciclagem de folhas, ou seja, espécies como o Jacarandá, por exemplo, que possui folhas pequenas, começam a fazer a troca de folhagem. Isso, conforme o biólogo, significa que haverá grande quantidade de folhas caindo, no município. “Esse é o momento para a comunidade fazer a manutenção de calhas em casa”, alerta Gesing.

O biólogo conta que, muitas vezes, a comunidade vai até à Secretaria pedindo para cortar a árvore, devido ao entupimento nas calhas. A orientação é manutenção e a prevenção para remover as folhas e permitir o fluxo na calha. Dessa forma, é possível manter o convívio entre a comunidade e a natureza no meio urbano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias