13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

HCI participa de Congresso Nacional das Santas Casas

O diretor-geral do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Jeferson Machado Pereira, está participando da 30ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontece em Brasília, desde terça-feira; ao mesmo tempo, ocorre o 13º Congresso Internacional das Misericórdias.

Com o tema Conectar e Inovar para assegurar o futuro da saúde, ambos os eventos tiveram a participação de uma comitiva gaúcha formada por gestores de hospitais filantrópicos e de Santas Casas, entre eles o HCI, e propõem espaços para trocas de ideias que ajudem o setor a evoluir. “As discussões tiveram como temas centrais saúde, gestão e filantropia, sendo esta uma oportunidade de inspiração, reflexão e trocas de experiências tanto entre as federações estaduais quanto de profissionais”, destaca Pereira.

Também durante o Congresso, foi apresentado levantamento inédito realizado por cinco entidades do setor hospitalar brasileiro, que apontou números impactantes sobre o que pode acontecer caso não seja apresentada uma fonte de receita às instituições para o pagamento do piso salarial da Enfermagem, lei aprovada sem a identificação da fonte de custeio.

A pesquisa prevê o fechamento de 20 mil leitos e o desligamento de 83 mil colaboradores em todo o Brasil, a partir do próximo mês, quando começam a ser pagos os novos salários. Além disso, segundo o que relataram as mais de 2,5 mil instituições de Saúde consultadas, para viabilizar a continuidade da operação: 51% terão de reduzir o número de leitos, 77% terão de reduzir o corpo de Enfermagem, 65% terão de reduzir o quadro de colaboradores em outras áreas e 59% terão de cancelar investimentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias