13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Dia do Voluntariado será comemorado com ações no município

Neste domingo, 28 de agosto, em comemoração ao Dia do Voluntariado, entidades do município estão se reunindo para um evento, que será realizado na Praça dos Imigrantes.

A realização é do Sesc, por meio do Programa Sesc de Voluntariado, Casa da Amizade de Ijuí, Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami) – Casa AMA.

A atividade terá início às 9h30, com diversas ações de integração previstas na programação, entre elas: revitalização do jardim, distribuição de algodão doce e pipoca aos presentes, atividade de ginástica ao ar livre, mateada, apresentações de grupos artísticos, pinturas faciais e roda de tricotaço. A revitalização, proposta na programação, plantará mudas de flores da estação nos espaços da Praça dos Imigrantes e promoverá a distribuição de temperos.
Intitulada como “Voluntários em Ação” a atividade visa conscientizar a comunidade ijuiense sobre o trabalho voluntário realizado no município, promovendo uma troca de experiências e uma oportunidade aos que buscam ser voluntários, mas não sabem como começar.

A assistente social do Sesc, Tatiane Cidade, conta que a ideia do evento é apresentar as atividades que são possíveis de serem realizadas por voluntários, tanto em espaços públicos quanto em entidades locais.

A expectativa dos organizadores é de uma grande participação da comunidade nas atividades que estão sendo propostas. “Muitas vezes as pessoas não sabem de que forma ser voluntário, esse momento no domingo é para isso, para conscientizar e orientar”, explica a assistente social da Aapecan, Maria Luiza Wiedtkenper.

Tatiane convida a comunidade para que conheça o trabalho desenvolvido pelas entidades, que será explanado durante a ação.

A assistente social do Sesc explica que ser voluntário é uma prática muito antiga e comum no Brasil, no entanto, até 1998, nenhuma regulamentação tratava do assunto, as pessoas trabalhavam de forma voluntária, porém, não havia nada que estabelecesse as condições de trabalho, podendo até gerar conflitos de natureza trabalhista. “Hoje, devemos nos atentar que existe uma lei que nos ampara e é essencial nosso conhecimento sobre ela, a Lei 9.608/98 atua em defesa do voluntário, assim como também das entidades que estimulam esse trabalho, proporcionado o fazer do voluntário”, informa.

Tatiane também explica sobre a importância da atividade voluntária, destacando que a sua prática, embora demande responsabilidade, compromisso e planejamento, é uma atividade livre e espontânea que proporciona evolução pessoal, autoconhecimento e autodescoberta, pois a comunidade estará auxiliando em uma causa com a qual se identifica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias