13.9 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Saúde oferece apoio para quem deseja parar de fumar

Quem quer parar de fumar, em Ijuí, pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pedir apoio. Em todos os postos existem profissionais capacitados que irão fazer a orientação e integrar o paciente no Programa Municipal de Tabagismo de Ijuí. Atualmente, são 50 pessoas que participam do grupo e recebem o tratamento.

Segundo a coordenadora do programa, Eliana Elisa Rehfeld Gheno, a partir da indicação ou do desejo da pessoa em fazer o tratamento para o tabagismo, o paciente passa por uma entrevista/avaliação inicial e, a partir dela começa imediatamente o tratamento em atendimentos em grupo ou de forma individual com abordagem cognitivo-comportamental. “Utilizamos um modelo de intervenção centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam a pessoa a lidar com uma determinada situação com vistas a parada do fumo e, também, a manutenção da abstinência. São quatro sessões iniciais, uma por semana, seguidas de sessões de manutenção mensais, por até 1 ano, conforme a necessidade da pessoa”, explica a profissional.

Neste período, os pacientes são acompanhados por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, dentistas. “Todos os profissionais para atuar no programa passam por qualificação oferecida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), em conjunto com o Ministério da Saúde.”

Eliana ressalta que em casos específicos, o uso de medicamentos, como adesivos de nicotina, também são receitados para inibir a vontade de fumar. ” O maior problema é a dependência psicológica que o tabaco produz – sabemos que o tabaco gera dependência química e psicológica e, esta última, depende de uma mudança de comportamento diante das várias situações vividas, por isso a maior ênfase no tratamento é a abordagem cognitivo-comportamental”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias