15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Expofest consolidará parceria Brasil e Alemanha

Nós descobrimos que dentro da Europa existe uma rede muito forte de parcerias. Isso veio depois da guerra instituído pela Comissão Europeia

A Expofest Ijuí tem se consolidado cada vez mais em um evento internacional. Recentemente, o dirigente de relações internacionais do festa e vice-reitor de Administração da Unijuí, Dieter Sidemberg, esteve na Alemanha, onde firmou parcerias para ampliar o intercâmbio entre instituições dos dois países. A Expofest ocorre de 6 a 16 de outubro, no Parque Wanderley Burmann, de Ijuí.

Um dos acordos foi reativado com a universidade Westfälische Hochschule. Desde o início da pandemia, a parceria de mais de uma década foi suspensa em decorrência das medidas sanitárias dos dois países. Ela permitia que professores alemães pudessem vir ministrar aulas na Unijuí e que professores e alunos da Universidade pudessem participar de aulas e estágios na Alemanha. “Então, em setembro e outubro, nós teremos a visita do professor Gerd Wassenberg. Ele vai ficar de duas a três semanas conosco ministrando cursos e palestras para instituições sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia e transferência de tecnologia”, disse Sidemberg, em entrevista ao JM. “Ele vai estar conosco durante este período da Expo-fest, pois fizemos questão de trazer ele para consolidar toda essa exposição feira.”

A outra parceria firmada é para a qualificação de pessoas no idioma alemão e para oferta de emprego na Alemanha. “Essa situação nós temos com o grupo Helios, um dos maiores grupos hospitalares da Alemanha. Já temos estudantes egressos trabalhando na Alemanha e temos uma turma de 10 alunos que está estudando alemão.

No fim do ano eles fazem uma prova de alemão. Inclusive, alguns deles vão fazer o estágio curricular na Alemanha”, reforça, lembrando que já está em andamento uma segunda turma de 22 alunos do curso de língua alemã.

Durante e Expofest, os integrantes do grupo Helios estarão novamente em Ijuí fazendo a seleção de 30 pessoas qualificadas na área da enfermagem para atuarem na Alemanha. “A terceira turma será selecionada agora no início de outubro.”

Além da parceria com a Alemanha, Sidemberg explica que uma terceira iniciativa começa se consolidar para fazer uma parceria entre cidades brasileiras e europeias. “Nós descobrimos que dentro da Europa existe uma rede muito forte de parcerias entre cidades. Isso veio depois da guerra instituído pela Comissão Europeia, como iniciativa de fortalecer as relações entre os povos, mas isso casa muito bem com o que temos aqui em termos das etnias e tentaremos ampliar para outros países. Então, a quantidade de relações que são possíveis de estabelecer são uma enormidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO