10.1 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Escolas selecionam obras para 3ª edição

O 3º Salão Artístico Estudantil tem mobilizado as escolas das redes estadual, municipal e privada de Ijuí e dos demais 11 municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE). Após abordar os temas Em tempos de pandemia, em 2020, e Depois que tudo isso passar, em 2021, o tema escolhido para este ano é Empatia no meu dia.

Realizado pela 36ª CRE e promovido pelo Jornal da Manhã, o Salão abrange todos os níveis de ensino, do 1º Ano do Fundamental, ao Ensino Médio. Conta com o patrocínio de Sicredi das Culturas RS/MG, Unimed Noroeste, Unijuí, Agência Jung e Engeter Engenharia, e apoio cultural do Gervi.

Na Escola Estadual Madre Stanislá, no distrito de Alto da União, a participação no Salão está envolvendo todos os alunos. Foi organizada uma exposição interna dos desenhos produzidos, para apreciação durante as aulas da disciplina de Artes.

Além de ser uma forma de divulgação do Salão Artístico dentro do ambiente escolar, este tipo de iniciativa pode ser uma forma de promover a escolha do desenho para ser transformado em pintura e enviado ao Salão. No ano passado, várias iniciativas semelhantes tiveram excelente receptividade junto às comunidades escolares.

Conforme a assessora pedagógica da 36ª CRE, Melissa Penno, além da Madre Stanislá, outras escolas estão em trabalho interno de seleção de desenhos e produção de telas para o Salão. O setor pedagógico tem passado orientação às escolas que, de acordo com ela, estão registrando um grande entusiamo dos alunos em participar desta terceira edição do Salão, que em 2021 teve 88 escolas de toda a região representadas.

Cada escola deverá apresentar uma obra ao Salão, sendo que a forma de escolha da tela fica a critério da escola. Os estudantes fazem a produção de um desenho que, posteriormente, deve ser transformado em uma pintura sobre tela. O trabalho pode ser feito por dois alunos, desde que do mesmo nível de ensino, um que fará o desenho e outro a pintura sobre tela, nas dimensões específicas de 40 cm x 50 cm (horizontal e vertical). Para a pintura só deve ser utilizada aquarela ou tinta.

As telas devem ser entregues pelas escolas na 36ª CRE até o dia 1º de setembro. Além da entrega da tela é solicitado às escolas o envio, pelo e-mail do setor pedagógico da 36ª CRE (pedagogico36@educacao.rs.gov.br) de uma foto identificada do autor ao lado de sua obra, no formato JPG. Mais informações sobre as regras de participação podem ser obtidas na 36ª CRE.

O 3º Salão Artístico Estudantil encerra com uma grande exposição para apreciação das escolas e do público, na última semana de setembro, no Gervi, quando é entregue o Mérito Artístico. Essa distinção, que tem a finalidade de incentivar a participação e valorizar o talento dos estudantes artistas, é constituída de um diploma e da quantia de R$ 300, entregue para uma obra de cada um dos níveis de ensino – Séries Iniciais do Fundamental, Séries Finais do Fundamental e Ensino Médio. É oferecida pelo Jornal da Manhã e a escolha é feita por convidados com atuação no meio artístico.

Na abertura da exposição também será lançado o Catálogo do Salão, uma publicação do Jornal da Manhã das obras participantes que é distribuído a todas as escolas, instituições e entidades de ensino da região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias