15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Bom Pastor retoma grupo de envelhecimento

O grupo Envelhecimento Humano com Protagonismo e Qualidade de Vida, do Hospital Bom Pastor, retomou as atividades após uma pausa devido as baixas temperaturas do inverno. Conforme a nutricionista Rafaela Sperotto, houve uma diminuição da participação nos dias frios, o que incentivou a pausa no trabalho. “Resolvemos dar uma pausa nos encontros e voltamos nesta semana. O inverno e o frio dificultam a vinda dos idosos até o Hospital para as atividades. Muitas vezes está chovendo e alguns vem a pé, e outros precisam de carona dos seus familiares”. afirma.

A nutricionista também explica que existe a preocupação por conta de resfriados, gripes, covid-19 e outras doenças respiratórias comuns nesta época do ano. “Achamos que agora seria um bom momento para retomar, pensando também em não perder o grupo. Eles estavam ansiosos para o retorno e voltaram às atividades com uma excelente adesão”, ressalta.

No encontro foram desenvolvidas atividades de fisioterapia no Bosque dos Capuchinhos, coordenadas pela fisioterapeuta Fernanda Sartori, e também uma atividade de educação em nutrição. O projeto tem a finalidade de sensibilizar e contribuir para o envelhecimento ativo, onde o idoso sai do isolamento e passa a conviver em meio social.

Em quase um ano de projeto, cerca de 133 idosos já foram atendidos nas ações multidisciplinares, estimulando a autonomia, o convívio e o protagonismo dos participantes, por meio do trabalho que está sendo desenvolvido. As atividades variam entre fisioterapia, prática de nutrição, lanches saudáveis, produção de massas, pizzas e bolachas, visita ao museu, piqueniques, cuidados com a saúde mental e cuidados de enfermagem. São atendidos idosos vinculados à Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano.

A ampliação do grupo ainda está sendo avaliada, porém o número de participantes nos encontros passou de 10 para 17 e a intenção é expandir para integrantes de outras unidades básicas de saúde da cidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO