10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Bogo diz que é preciso renegociar dívida do RS

Vicente Bogo, candidato ao governo do Estado pelo PSB, em entrevista ao JM, falou das suas propostas para o Rio Grande do Sul. O político, que é natural de Rio do Oeste (SC), lembra a sua trajetória na vida pública como foi deputado constituinte, vice-governador na gestão de Antônio Britto, e vice-prefeito de Santa Rosa.

Bogo diz que caso eleito uma das primeiras medidas que pretende fazer é rediscutir a adesão do Estado ao regime de recuperação feito pelo atual governo. “Da forma como foi feita, o próximo governador não terá mais autonomia para contratar.”

O candidato diz que quer dialogar com todos os segmentos da sociedade. Ele explica que uma das questões que ele quer trabalhar é em relação à qualificação profissional, com um enfoque especial nos jovens. Ao mesmo tempo adotar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento das regiões, buscando reduzir as diferenças e possibilitar novas oportunidades. Para isso Bogo diz que quer contar com a participação das universidades e escolas técnicas.

“Quero copiar o que já foi feito em Santa Catarina que hoje tem uma população em torno de 7 milhões de habitantes e 800 mil empregos com carteira assinada, enquanto o Rio Grande do Sul tem mais de 11 milhões de habitantes e menos de 700 mil trabalhadores com carteira”, diz o candidato que também quer desenvolver outras ações. Dentre elas, descentralizar as políticas de desenvolvimentos nas diferentes regiões do Estado.

Já na saúde quer reduzir a grande fila de espera de consultas e cirurgias no Estado. Para isso quer contar com os hospitais filantrópicos gaúchos, clínicas públicas e privadas para solucionar esse problema. Em relação à educação quer investir em tecnologia, valorização do professor e infraestrutura das escolas. Bogo diz que hoje o Estado, que já foi referência no País, só não perde para o Acre em número de evasão escolar, e tem números vexatórios no aprendizado de Português e Matemáticas. “Quero dialogar com todos os segmentos da sociedade, porque a história mostra que a união traz o progresso, enquanto a divisão traz a pobreza.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias