16.6 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Hospitais buscam recursos para suprir o piso

Sem recursos suficientes para custear o novo piso salarial para Enfermagem, a Rede de Hospitais Sem Fins Lucrativos do Rio Grande do Sul está em busca de alternativas financeiras. A pauta é debatida em assembleia geral nos últimos dias, com a participação da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Estado e outras frentes.

Sem previsão de recursos extras para o cumprimento da Lei 2564/20 — que fixa o valor mínimo de salário a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras —, as instituições temem um colapso financeiro. Elas destacam a defasagem da tabela SUS e um impacto de quase R$ 950 milhões ano como fatores que inviabilizam a operação.

As 247 Santas Casas e hospitais filantrópicos, responsáveis por cerca de 70% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS), consideram “inevitável” a necessidade de reduzir as estruturas de leitos e de pessoal. Profissionais da área já foram demitidos devido à insuficiência de recursos pelas instituições. Após assembleia da semana passada, mais de 60 dirigentes hospitalares foram recebidos pelo Chefe da Casa Civil, Artur Lemos e Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, a quem foi entregue um documento oficial das instituições. Foi criado um grupo de trabalho que envolverá outras entidades, buscando soluções para o enfrentamento desta crise, que poderá resultar também em paralisações ou suspensões de atendimentos. A comitiva também foi recebida na Assembleia Legislativa do Estado, que recebeu o documento da Federação.

O próximo passo, segundo a rede, é a participação do Congresso Nacional da CMB, com a entrega do documento do Rio Grande do Sul. Os hospitais ainda pretendem consolidar uma grande mobilização nacional, com a justificativa de que os recursos extras para o cumprimento do novo piso deveriam ter sido apresentados pelo Executivo e Legislativo Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO