10.1 C
Ijuí
segunda-feira, outubro 3, 2022

Heinze vai priorizar a educação no seu governo

O candidato ao governo do Estado, Luis Carlos Heinze (Progressistas), em entrevista ao JM, destaca as propostas para o Estado. Ele destaca que uma das prioridades é recuperar a Educação no Estado. “No governo de Jair Soares tínhamos a melhor Educação do País. Hoje, temos a 15ª colocação. Precisamos reverter os números de evasão escolar, melhorar a qualidade do ensino, assim como a valorização dos professores e melhorias nas escolas.”

Na Saúde, Heinze diz que tem como meta zerar a fila de espera por cirurgias de média e alta complexidade que hoje é de 200 mil pessoas, utilizando os serviços dos hospitais regionais. Lembra que articulou junto ao governo federal o repasse de recursos aos 245 hospitais filantrópicos no enfrentamento da pandemia, quando foi triplicado o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em relação à geração de emprego, Heinze destaca que vai investir na formação e qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, através das escolas técnicas agrícolas, de informática e industriais, assim como utilizando Sistema S, através de uma grande rede com Sesi, Senai, Sebrae, Senar, Senac, Associações Comerciais, Sindilojas, CDL e Sindicatos Rurais.

No que se refere à segurança pública, quer investir em tecnologia, conectando a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, guardas municipais, fazendo cercamentos eletrônicos das cidades.

“São câmeras não apenas para a segurança do trânsito, mas também combater roubo de cargas e assaltos. Outra ação que pretende é com o fortalecimento da Polícia Penal a ideia é liberar 1,2 mil brigadianos, que hoje estão atuando em presídios para atuar nas ruas. E, ainda, mais três mil numa parceria com prefeituras com compartilhamento de gastos no pagamento de horas.”

Na questão transporte e infraestrutura destaca as ações realizadas e o que pretende fazer. Ele cita a BR-386, que liga Lajeado, Marques de Souza e Carazinho, que está em duplicação; a Ponte Internacional em Porto Xavier, projetos para retomadas de ferrovias, construção de portos marítimos no Estado, entre outras. Heinze salienta que também ajudou na viabilização de recursos para aeroportos regionais como o de Ijuí, Caxias do Sul, Vacaria, Erechim, Veranópolis, Bento Gonçalves e Santiago. Também salienta que quer investir em hidrovias nos rios Jacuí, Caí, Taquari e Lagoa Mirim. Heinze resume que como deputado se senador foram R$ 1,3 bilhão em recursos de emendas para 428 municípios gaúchos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias