15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Casal cultiva horta hidropônica no bairro Assis Brasil

As hortas hidropônicas são sistemas de plantação que não possuem a necessidade de terra, ou solo, para o crescimento do cultivo. As plantas dessa horta ficam em contato diretamente com a água ou com ar úmido, que possui todos os aditivos dos nutrientes para que as plantas se desenvolvam. Esse é o caso da horta de Vilson Gomes Telles e Marili Glaeser, localizada na residência do casal, no bairro Assis Brasil.

Entre os diversos cultivos estão alface, salsinha, agrião, chicória e rúcula, todos cultivados em sistema de hidropônia, sem a presença de agrotóxicos, desde 2012. Marili explica que o cuidado com a horta é feito com o adubo colocado na água. “Temos um motor que trabalha de 15 em 15 minutos, que é ligado às 6h e desligando às 22h. Nossos produtos não têm veneno, quem quiser buscar um pé aqui pode sair comendo, eu garanto que não faz mal.”

Telles explica que a ideia de montar um sistema hidropônico de cultivo, com estufa e proteção contra insetos e demais animais, surgiu a partir de sua prática com a área, visto que trabalhava em uma empresa do ramo. “Consegui os materiais, foi quando pensei em montar a horta aqui. Estamos cultivando ela até hoje.”

A horta do casal produz, atualmente, em torno de 2,5 mil mudas dos mais variados alimentos. Telles comenta que o espaço tem ficado pequeno para tanta produção.

Além do consumo próprio da família, os produtos da horta são comercializados junto à comunidade, com preços em torno de R$ 2,50 a muda, dependendo do alimento. “A nossa vizinhança já sabe o caminho da nossa casa e da horta, somos conhecidos por esse trabalho.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO