15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Estudantes participam de gincana sobre meio ambiente

A Gincana do Meio Ambiente é um projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Unijuí. As atividades envolvem as escolas municipais, estaduais e privadas de Ijuí, a partir da apresentação de conceitos relacionados ao descarte correto de resíduos passíveis de logística reversa, com ênfase em pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos.

O titular da pasta, Yuri Pilissão, explica que essas atividades também viabilizam a prática e as brincadeiras com alunos, visando a conscientização sobre questões ambientais. Ele informa que, atualmente, o projeto está sendo realizado com cerca de 1,2 mil estudantes. “Essas atividades com a comunidade escolar e o comércio tem o objetivo de orientar sobre uma destinação adequada de materiais, o que é uma dificuldade.”

Além do trabalho com materiais de logística reversa, Pilissão destaca que, nesta etapa classificatória, a pasta tem feito um quiz com as escolas, a partir dos materiais informativos entregues às turmas. Essa classificação é feita para que, em outubro na Semana Ijuí Lixo Zero, seja feita uma grande atividade no campus da Unijuí, reunindo as turmas classificadas, com premiações.

O projeto tem trabalhado com as turmas de 6º a 9º Ano e, recentemente, como informa o secretário, a pasta esteve na Escola Municipal 15 de Novembro, com a presença do prefeito Andrei Cossetin e da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Luciana Deutschmann, onde puderam ver de perto como os alunos desenvolvem as atividades do projeto, além de fazer uma visita a todas as dependências da escola.

“É bonito ver o entusiasmo dos estudantes, ver eles envolvidos em atividades em que competem e discutem temas de Meio Ambiente”, declara o secretário, frisando a boa aceitação das escolas e dos alunos na realização da gincana.

O trabalho segue sendo desenvolvido na próxima semana em educandários do município como na Escola Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual São Geraldo, Escola Municipal João Goulart, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Escola Municipal Joaquim Nabuco, Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), Escola Estadual Emil Glitz e Escola Estadual Giovana Margarita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO