15 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

Estado teve 50 toneladas de cabos furtados

A CEEE Equatorial, empresa de energia que atende 72 municípios do Rio Grande do Sul, afirma que aproximadamente 50 toneladas de cabos foram furtadas até julho de 2022 na sua área de cobertura. O cobre dos fios é retirado e vendido no mercado ilegal, principalmente por usuários de drogas, afirma a Polícia Civil.

A empresa calcula prejuízos de R$ 3,1 milhões com os furtos, além dos impactos no fornecimento de energia à população. As cidades com mais ocorrências do tipo são Porto Alegre, Tramandaí e Capão da Canoa, no Litoral Norte, e Rio Grande, no Sul do Estado. Somente neste ano, duas operações foram realizadas nesses municípios.

“Já temos mais de 30 prisões neste primeiro momento de operações no segundo semestre”, afirma o secretário-adjunto da Segurança de Porto Alegre, Luís Zottis.

Os bombeiros emitiram oito notificações para que os depósitos regularizem o plano de prevenção contra incêndio. Em um deles, 8 quilos de fios de cobre sem origem foram apreendidos.

Em Ijuí, o Departamento Municipal de Energia (Demei) destacou que casos de furtos de cabos e fios não tem sido registrados. Há, no entanto, relatos feitos por consumidores, afirmando que alguns desses furtos tem acontecido na cidade.

Neste ano, algumas praças de bairros foram alvo de furtos de fios das caixas de luz. Foram ao menos quatro lugares que foram alvo dos criminosos. Os crimes cessaram.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO