15.4 C
Ijuí
sexta-feira, setembro 30, 2022

CVV de Ijuí está em busca de voluntários

No mês que marca o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil, celebrado em 28 de agosto, o Centro de Valorização da Vida (CVV), sede Ijuí, está com inscrições abertas para turmas de capacitação e seleção de novos voluntários para atuarem no serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: ijui@cvv.org.br.

De acordo com Maria Glacir da Silva Brutti, coordenadora do Posto de Ijuí, as aulas iniciam no dia 28 de agosto, das 19h às 22h. O curso tem duração de 13 semanas e será realizado de forma remota pelo Google Meet, em parceria com o posto de Passo Fundo.

“A busca permanente de voluntários é importante, tendo em vista a grande demanda para o serviço de apoio emocional, principalmente pós pandemia, onde muitas pessoas desenvolveram a ansiedade, depressão, síndrome do pânico, solidão, dificuldades financeiras pela perda do emprego e a dor por ter perdido entes amados para a covid, são muitas a dores e incertezas. Para auxiliar a quem busca a escuta empática e sem julgamentos, pode contribuir tornando-se um voluntário do CVV”, comenta Maria.

A coordenara lembra que o atendimento é via telefone 188, totalmente gratuito e sigiloso, e o voluntário estará ali para conversar com quem precisa. “No atendimento CVV, a pessoa que liga para o 188 pode falar de suas angustias com toda segurança, pois às vezes essas pessoas não falam para amigos e familiares para não os preocupa-los e também por medo do julgamento e críticas, o que não ocorre no atendimento do CVV. Aqui os voluntários são capacitados para ouvir com compreensão, facilitando para que a pessoa seja ela mesma. Isso se dá também pelo anonimato e sigilo absoluto que o serviço oferece”, reforça.
Para ser voluntário (a) CVV é necessário ter a partir de 18 anos e disponibilidade de 4h semanais para realizar os atendimentos.

O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que necessitam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, 24 horas todos os dias. Ainda há os atendimentos por e-mail e chat, que podem ser acessados pelo site cvv.org.br. Em Ijuí, o CVV presta serviço de escuta ativa e compreensiva desde 2018.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

INTERNACIONAL

DEMISSÃO

DIVULGAÇÃO