O Programa Protagonismo Juvenil foi lançado ontem pela manhã no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí, em comemoração do Dia do Estudante. Trata-se de um programa para a retomada dos Grêmios Estudantis nas escolas e do trabalho de liderança e empreendedorismo entre os estudantes.

O secretário municipal de Educação, Claudio de Souza, explica que, desde o início da semana, em parceria com o Sebrae, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está desenvolvendo uma programação especial ao Dia do Estudante, com o projeto Decolar.

“Esse projeto trabalha o empreendedorismo e o protagonismo juvenil entre os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º Ano, e do Ensino Médio”, destaca o titular da pasta.

O Programa Protagonismo Juvenil vem com o objetivo de despertar nos alunos a liderança e o envolvimento nas ações das escolas, com princípios de empreendedorismo a partir dos Grêmios Estudantis. “O Grêmio Estudantil é uma instância de representatividade dos alunos e que dever ser muito respeitado dentro das escolas”, frisa o secretário. O objetivo, segundo ele, é trabalhar no segundo semestre com as instituições questões sobre ética, valores e a importância da democracia no ambiente escolar.

Estudantes da rede municipal de ensino participaram de um café da manhã

O secretário, que já participou de Grêmios Estudantis ao longo de sua trajetória escolar, destaca a relevância dessa vivência aos jovens, visto que os prepara para o futuro em sociedade, com a possibilidade de tornarem-se líderes. “É isso que queremos para os nossos alunos. O protagonismo juvenil está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também precisa ser trabalhado nas escolas.”

Para representar as escolas municipais, 13 alunos estiveram presentes no lançamento do Programa, representando Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os presentes foram recebidos pelo prefeito Andrei Cossetin e, após isso, participaram de um café da manhã especial com representantes de órgãos municipais e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI).

“É muito importante para que nossas crianças e adolescentes possam estar inseridas em atividades que fomentem a liderança e o empreendedorismo. Isso vai dar a elas uma nova visão, mais conhecimento e também experiência para o futuro”, destaca o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here