13.2 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Aumento no número de casos de câncer de próstata provoca alerta

A saúde masculina é um tabu para grande parte desse grupo. Atualmente institutos que são ligados ao combate de diversos tipos de cânceres fazem um alerta para os cuidados.

No Brasil, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) serão diagnosticados 65.840 casos novos da doença para cada novo triênio 2020-2022.

O dado corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. A doença de maior importância é o câncer de próstata. Segundo o Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) — no Brasil. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil, houve aumento observado nas taxas de incidência, o que pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), e também pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País.

De acordo com especialistas não existe uma prevenção contra o câncer de próstata. A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor na fase inicial e possibilitar maior chance de um tratamento bem sucedido. Alguns hábitos ajudam a evitar o câncer, como manter hábitos saudáveis, peso saudável, alimentação adequada. A dieta rica em carne vermelha e gordura faz com que as pessoas tenham uma tendência de desenvolver cânceres mais agressivos, por isso é necessário ficar alerta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias