10 C
Ijuí
terça-feira, outubro 4, 2022

Começa a vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. Cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o País estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro.

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Além dessas imunizações, estarão disponíveis para os adolescentes com esquemas incompletos ou não vacinados, as doses HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no País desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Nos últimos anos, a cobertura contra a poliomielite ficou abaixo dos 90% no Rio Grande do Sul.

Em Ijuí, todas as salas de vacina estarão atendendo a campanha. A população deve procurar a sala de vacinas de sua referência. É necessário ter em mãos a caderneta de vacinação e cartão SUS da criança ou adolescente. As vacinas estarão disponibilizadas em todas as 14 salas de vacina. Durante o período da manhã, os locais estão abertos das 7h30 às 11h e no período da tarde a partir das 13h30, às 16h30.

Conforme a coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Ijuí, a enfermeira Moiseane Pinheiro Bracht, no dia 20 de agosto, sábado, todas as salas de vacinas estarão abertas. Neste dia ocorrerá o Dia D das Campanhas.

O expediente funcionará nesses locais das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. “É aquele sábado que todas as salas de vacina estarão abertos para a campanha”, reforça.
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

O ministério espera vacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a cobertura vacinal da população está diminuindo em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de covid-19. O ministro também conclamou as famílias a levarem as crianças para vacinar.

“Peço aos pais que levem seus filhos para as salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina”, afirmou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias